sábado, 21 de abril de 2018

Momento de Integração para os desabrigados




Durante o período de cheia em Bacabal, quando as águas do rio Mearim ultrapassam o níveo do piso das casas, famílias, são conduzidas para abrigos improvisados pela prefeitura. E neste inverno do ano 2018  o número das famílias que já deixaram suas casas, chegam, de acordo com informações da Defesa Civil, a 140. E dessas 140 famílias, 52 estão em abrigos improvisados. Das outras 88, algumas estão em casas de parentes, e outras em casas alugadas. Mas, a prefeitura cadastra, de acordo com informações, todas elas, para sejam acompanhadas e assistidas na condição de desabrigadas.

E as informações, também da Defesa Civil,  dão conta de que, no Ginásio de Esportes, vereador Joãozinho, no bairro da Vila São João, estão 16 famílias. No Ginásio de Esportes Francisco Vieira Lins, no bairro Frei Solano (Mutirão), estão 13, e no Estadio de Futebol, Correão, estão 23 famílias.

E na manhã deste sábado (21), a Secretaria de Desporto  e Lazer, na pessoa do secretário Antônio Veloso, resolveu tirar as crianças das famílias que estão   abrigadas no Correão, para uma visita ao gramado do mesmo Correão, porque, apesar de estarem ali abrigadas, elas não visitam o gramado.

O objetivo da referida visita, na realidade, era o entrosamento das crianças e adolescentes que ali se encontram abrigadas, enquanto chega a hora voltar para suas casas. Voltar para a liberdade de locomoverem-se pelas ruas, entre amigos, e com o direito de ir e vir sem inibição, é do que elas realmente precisam. No entanto, enquanto isso não acontece, e para que esses dias sem casa não sejam tão cheios de tédio, o prefeito, pensando através de cada um dos seus secretários, diretores e todos os outros colaboradores, resolve, transformar tudo isso em algo menos, digamos, tedioso.,

A possibilidade de praticar algum tipo de esporte, é na realidade um desprender de um isolamento, e, juntas com outras pessoas, elas não apenas praticam o esporte de Voleibol, Basquetebol, atletismo e outros. Elas saem um pouco das condições que as inibe.

O prefeito pensa, através dos seus secretários, dos seus diretores e de todos os seus colaboradores. E assim proporciona às pessoas desabrigadas, no caso, algo que possa, a partir de uma iniciativa, trazer um pouco de prazer.

Só para constar, a secretária Janiele, de Saúde, ofereceu, para o momento que aqui descrevemos, 100 lanches, que foi devidamente distribuído pelo secretário Veloso, de Desporto e Lazer, pelo adjunto Genésio, e por voluntários que ali estavam. 


















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário