quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Política Partidária: Cada um com sua opinião ou em sempre



Política Partidária, que significa o exercício da política por meio de filiação partidária, é na realidade uma prática na qual se expressa uma opinião acerca de um lado, de um grupo ou de uma pessoa. Em suma, é o ato de se tomar partido.

Estamos em campanha. O Brasil todo, direto ou indiretamente está em campanha política. Deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e o presidente da república, serão escolhidos através do voto, em 07 de outubro próximo (2018), e em 28 do mesmo mês, em caso de segundo turno e eleições suplementares, para prefeito dos municípios que tiveram seus mandatos caçados. Os que vencerem nas urnas serão nossos representante de Brasil a fora.

Vamos elegê-los, porque acreditamos, porque simpatizamos, porque nos identificamos, por uma história de vida, ou mesmo por uma ''paixão política''.

O brasileiro, seja do sul, seja do norte, seja de qual região for, torce por um candidato. Torce pelo melhor: o seu. E chega a essa conclusão a partir da adesão que é feita das mais variadas formas.

Somos simpatizantes, torcedores, defensores, e somos fanáticos mesmo, quando se trata de *religião, de futebol e de política partidária*.

Somos tudo isso, senhores (as), a ponto de xingar, de brigar e de outras coisas piores, quando a questão é defender o ponto de vista próprio nesse sentido. 

Faz parte de nossa cultura a maneira de fazer ou de aceitar a política que temos. Faz parte de nossa cultura, ainda obedecer  os *senhores*, porque muitos de nós ainda têm um pouco de escravo dentro de si. A subserviência, que não é a mesma coisa que a humildade, nos impede muitas das vezes de tomar decisões e deixamos os patrões, ou superiores decidirem por nós.

De qualquer que seja o lado que eu esteja, posso fazer meu trabalho ou participar do processo político de minha cidade, do meu estado e do meu país, de forma digna e inteligente, e assim, posso ajudar com que o povo, do qual faço parte, melhore sua participação nesse processo. Porque muitos já fizeram isso, e muito já melhorou. Que sejamos mais conscientes, apear de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário